6 de julho de 2011

A Sombra das vossas asas - Fernanda Young

Nunca tinha lido livro algum de Fernanda Young. Uma vergonha, eu sei. Ainda mais pra quem enchia a boca para falar que era fã da escritora. Mas faltaram-me oportunidades, tempo e uma porção de coisas que tentam me desculpar por essa gafe.
A bem verdade é que eu já tinha lido alguns contos, muitas frases, assistido a programas que ela apresentava ou que  roteirizou, mas livros mesmo, nenhum.
Porém isso mudou de figura quando tive em mãos o título “A sombra das vossas asas”, título tão intrigante quanto a pessoa que o escreveu.

A história conta a vida de Rigel Dantas, um fotógrafo badalado e Carina, uma menina judia, que se transforma na mulher dos sonhos para conquistar Rigel. Mas não por amor, paixão ou qualquer bom sentimento que justifique o injustificável dessa atitude. Carina move-se por vingança, por raiva, por uma mente perturbada e traumatizada.

A escrita de Young, pelo menos nesse livro, é marcada por um raciocínio labiríntico, onde não há seqüência entre o tempo, a narração dos personagens ou os diálogos. O passado confunde-se com o presente, os personagens são apresentados ora em terceira ora em primeira pessoa e a autora entra no meio das falas, no meio dos capítulos, com comentários dela mesma sobre pensamentos que ela está tendo enquanto escreve. Um conflito interno machadiano, que não confunde o leitor, pelo menos não a mim, mas traz uma leveza dentro de uma história tão pesada.

“A sombra das vossas asas” fala sim sobre sofrimento, dor, traumas e ódio. Mas inevitavelmente fala também de amor, amor visceral que perdoa, que dá segundas e terceiras chances, amor que recrimina, mas afaga, que se estapeia, mas termina em beijos. Os personagens são tão complexos que se tornam extremamente reais para quem lê, um espelho invertido, talvez o alterego de Young ainda confuso nos seus joviais vinte e seis anos.
Postado por Renata A às 23:46

1 comentários:

Anônimo disse...

Praticamente li esse livro... Realmente os trechos que vi te levam a comprar um passagem numa viagem de idas e voltas, de desencontros e descobertas...

Postar um comentário