6 de março de 2012

Resenha: Jogos Vorazes


Confesso que não estava dando muito bola para Jogos Vorazes, mas estava com vontade de ler, tamanha foi a repercussão que ele causou. Apesar de fazer algumas resenhas literárias aqui no blog, não sou muito de ler resenhas sobre livros em blogs, pois geralmente tem spoillers e eu me incomodo. Mas dos blogs amigos eu sempre leio e foi através do blog Ei Sarah que eu comecei a ficar realmente curiosa sobre a saga. Bom, livro em mãos, vamos a minha opinião.

Comecei a ler o livro sem muita expectativa, mas só consegui largar depois a última página chegou ao fim. A história é de tirar o fôlego e fazia muito tempo que eu não ficava tão vidrada em uma história dessa forma. "Jogos Vorazes" narra uma distopia, ou seja, uma sociedade totalmente diferente da nossa, um futuro bem distinto da utopia que sonhamos. O cenário é Panem, um lugar que  antes teria sido a América do Norte, mas que hoje se divide em 12 distritos. Cada distrito possui uma característica própria e quanto maior o número, mais pobre é. A nossa personagem principal, Katniss Everdeen, é uma menina que mora na costura (parte ainda mais pobre) do Distrito 12. Ela vive com sua mãe e sua irmã e foi obrigada a ser a chefe da família depois que seu pai morreu em uma mina de carvão, já que a mãe entrou estado de letargia. Katniss começa então a caçar escondido na floresta e vender suas caças no prego (uma espécie de mercado negro) para que ela e sua família não morresse de fome.

Todo ano, a Capital anuncia os Jogos Vorazes, um evento onde um casal de cada distrito é sorteado para lutarem até a morte, restando apenas um vencedor. O sorteio é feito da seguinte forma: as crianças que completam 12 anos tem seu nome incluso uma vez no sorteio e a cada ano é adicionado mais uma vez o nome cumulativamente. As crianças que pagam tésseras (um punhado de grãos e óleo) tem seus nomes inclusos mais uma vez. Por isso, na 74ª edição dos Jogos Vorazes, Katniss, com apenas 16 anos, terá o seu nome posto 20 vezes no sorteio enquanto seu melhor amigo, Gale, terá 42. Não vou dar mais detalhes sobre o livro, para não tirar a surpresa de quem ainda não leu, ok?

Impossível ler esse livro e não pensar na lavagem cerebral que esses reality shows fazem na nossa cabeça. Eu não assisto Big Brother exatamente por isso. Acho que, exageros a parte, Big Brother é um pouco de Hunger Games em menor escala. As pessoas que ficam ali assistindo os participantes lutarem por dinheiro, passar por cima dos seus valores morais, serem roteirizados para fazer determinadas coisas e ter a edição manipulada de acordo com o bem querer da emissora... Isso não é nada mais do que uma versão um pouco mais tecnológica e menos sangrenta do chamado Circo Romano, quando as pessoas assistiam às lutas dos gladiadores e dos cristãos sendo jogados aos leões. 

Devaneios à parte, trata-se de um livro juvenil, possui uma linguagem mais acessível, porém é  uma história inteligente, uma narração muito mais interessante do que Crepúsculo e Cidade de Vidro, por exemplo. Além de bastante ação, temos romance e o início de um triângulo amoroso (como é de praxe em toda história adolescente).

Minha única reclamação fica por conta do pouco recurso descritivo utilizado, principalmente em relação aos personagens, mas como se trata de ação, acho que foi proposital, afinal não podíamos nos apegar aos personagens da arena, né? E também de algumas falhas dentro da história, que não posso citar aqui, pois seria spoiller. Mas de forma geral, o livro ganha 5 estrelinhas e está recomendadíssimo!
"E que a sorte esteja sempre a seu favor " ;)




O filme está com estréia prevista para o dia 23 de março e estou  ansiosíssima, contando os dias! Mas achei algumas fotos interessantes pela internet que já matou um tiquinho a minha curiosidade. Confesso que detestei a escolha do ator que vai fazer o Peeta, poderiam ter escolhido um ator mais bonitinho, né? Pelo menos eu imaginei o personagem mais bonito, mas como os filmes baseados em livro nunca ficam a gosto do freguês....

Katniss Everdeen com seu arco e flecha.

Parte dos tributos. Arrisco-me a dizer que a ruiva de vestido é a Cara de Raposa, o rapaz ao lado dela é o Thresh, os dois seguintes são Clove e Cato e a morena pequenininha é a querida Rue. Será?

Katniss, Peeta e Gale.

O trailer do filme:

Postado por Renata A às 07:30

12 comentários:

Suzana disse...

adorei, o livro parece ser bem legal e intrigante rs *o* é um livro ou uma série? (perguntei por causa da grossura dele na foto rs)

Adolecentro

Anônimo disse...

OLHA SÓ ESTA CAIXA QUE LINDA!!!
Eu fico super feliz quando alguém me cita num post! Sério!
"Vidrada"... Foi assim que fiquei com Jogos Vorazes, a narrativa da autora é acelerada, ela não perde tempo descrevendo detalhes, ela é tão rápida quanto a flecha de Katniss.
Sobre o elenco: Anteriormente em fansites fiz várias reclamações, mas com o tempo fui deixando pra lá. É impossível escolher atores que agradem e gregos e troianos. Pra mim, se fizerem um filme tão incrível como o livro (é claro, que a experiêcia de ler é diferente e nem estou esperando fidelidade 100% a obra), já ficarei feliz.
Eu vou chorar neste filme, sabe aquela cena de Rue e Katniss? Chorei horrores. Até no momento final de Cato eu chorei, aliás eu chorei na trilogia inteira!

Dani Sousa disse...

Menina não conheço essa serie.... mais por enquanto é melhor eu nem ir atras.. acabei de descobrir que já vai sair o 5º livro da Guerra dos tronos... e eu ainda estou no primeiro.. kkkkkkkkk
Adorei o teu blog também... obrigadinhaaa pela visita!!!!
e é claro estarei te perseguindo a partir de agora já acrescentei teu link aos blog que sigo de perto...
beijos!!
Simplesmente Danny

Nereida disse...

Eu vi o trailer no cinema e fiquei curiosa a respeito... eu também sou contra reality shows, acho muito mau-gosto! Mas estou com vontade de assistir esse filme.

E obrigada por visitar meu blog!
Beijos,
Nereida

Jaqueline Oliveira disse...

O livro não lerei nem pensar por falta de tempo :( O trailer ainda não consegui me cativar...sei não hein. mas de qualquer forma verei pra poder ter uma opinião formada.

Ale disse...

Ain: deve ser bommmmmmmmmm!!!


Bjkas

Tsu disse...

Oi Sabor Baunilha tudo bom?
Sobre esse livro/filme tive conhecimento dele bem recentemente...li em algum outro blog sobre...a temática é bem interessante e realmente quero dar uma olhada no filme.
Ah mas não pode abandonar o blog não..sempre se dá um jeito de postar alguma coisa..quanto á visitar blogs, eu só ando conseguindo visitar aqueles que ando trocando comentários...mas ép or causa da falta de tempo..meu tempo tá cronometrado o tempo todo ai não dá pra ficar zanzando pelos blogs que gosto.
Ah depois me mostra uma foto da sua cachorra ^^. Meu dog também morreu velhinho mas memso assim ainda sinto falta dele.
Nossa, que lindo! Vc adotou um monte de cães abandonados! Eu ainda gostaria muito dep oder ajudar uma ONG mas não sei ocmo encontrar uma na minha região...no sitio do meu padrastro todos os bichinhos dele eram de rua e foram adotados..cada um teve sua história rs. E de fato, vira-latas são sempre os mais amáveis.
Sobre personagens loiros intleigentes...bom teve alguns que não deu pra colocar na lista como a general Armstrong de Fullmetal Alchemist que é super parruda. A Tsunade eu até pensei mas como vc disse, perto de tantos, ela fica em um ranking baixo. Na real, curto mais a Temari do que ela.
O Ed merecia...FMA é um anime excelente mas o que mais chorei foi Angel Beats...vc no começo não dá nada pelo anime mas depois...e uma lição de vida.
bjs

Samia ✿ disse...

Já vi otimos comentarios a respeito desse livro, e nem acredito que vai sair em filme! *--*
Caprichou na resenha, hein! Adorei! :D

PS: flor, vc acha mesmo necessário esse "verificação de palavras" nos comentários? Pq o google tá cada vez pior com essas letras, e chega dá um desanimo comentar só por conta dele! :S

beijinhos!
Blog Variedades & Afinidades

isadora disse...

olha aqui gatota a culpa não é minha que vc é sega para achar que josh hutherson que enterpreta o peeta é feio pq ele é lindo maravilhoso ta feia e vc mude o que vc escreveu. por favor!!!!

Anônimo disse...

aff , eu ja v o filme e ameeeeei , mas n concordo com voce sobre o peeta , ele é o mais gato do filme , eu e minhas amigas choramos muito e torcemos pra eles ficarem juntos , o que realmente aconteceu , awwwn achei muito perfect esse filme :3
PEETA <3

Hélida disse...

Quando vi esse filme em cartaz não imaginei que poderia ser interessante. Foi bom ler sua resenha. =)

Zero disse...

Muito muito Show esse filme !!!
O livro eu não li, mais quero ler !!!

Postar um comentário