28 de outubro de 2011

Monografia e os cem anos de solidão


Ah! Monografia... Tenho certeza que você já ouviu falar nessa palavrinha temida pelos universitários. Talvez você, assim como eu, também não tenha dado a devida importância a essa fase antes de chegar o tal dia “D”, mas acredite isso faz diferença.

Temos um semestre para elaborar um trabalho com, no mínimo, cinqüenta páginas. Não vou dizer que não dá para fazer nesse parco tempo, porque dá... Prova disso é que a maioria dos alunos só pensa na tal durante o último semestre e bem... A maioria passa!
Mas esteja ciente que junto ao seu diploma, você levará uma boa dose de estresse e loucura.

Ao fazer a monografia – levando a sério, lógico – o estudante entra em uma reclusão que parece eterna, as linhas vão se desenhando no word, até que você percebe, assustado, que só completou uma única página.

É um processo moroso, delicado, conturbado. Você mantém ao mesmo tempo uma relação de amor e ódio com o tema escolhida. Prometo que você irá se apaixonar por ele à medida que se aprofunda, mas também dou a minha palavra que em muitos momentos se perguntará: Por que diabos escolhi esse assunto?

O tempo se tornará curto, um semestre inteiro passará tal qual um mês e um monte de “se” povoará a sua mente já perturbada:

- E se não der tempo?
- E se eu acrescentar isso aqui?
- E se eu tirar aquilo ali?
- E se o orientador reclamar?
- E se a banca detestar?
- E se eu travar na hora da defesa?

Que fase! Que dor... Quantas noites mal dormidas, quantas leituras e releituras de um mesmo livro, quantas regras da ABNT para aplicar. Quanta burocracia, Meu Deus!

Você anda pela faculdade e sabe quem são os monografandos apenas por olhar em seus rostos. Há olheiras profundas, expressões cansadas, olhares cheios de incerteza... O pânico e o desespero parem ter tomado conta do corpo daquele jovem. A gente envelhece uns 10 anos em apenas seis meses.

A estrada é longa, o caminho nem sempre seguro, mas acredito que todo empenho e disposição levam ao sucesso! Você, que está nessa comigo, força!
“Tudo dá certo no final...”
Você, que não está na faculdade e ainda não pensou no assunto, saiba que “só os tolos aprendem pela própria experiência”. (frase que aprendi com uma pessoa que me ensinou muito)

Defina um tema o quanto antes, leia livros sobre eles sempre que possível, separe citações em arquivos do word, aprenda que em monografia sua opinião é puramente ilustrativa, cite as fontes... Sempre! Procure autores conceituados sobre o assunto, conheça o 4shared.com, Google Books, Scribd e Estante Virtual... Eles serão seus melhores amigos por um bom tempo.

Recebi esses conselhos no decorrer dos meus quatro anos de faculdade, mas como a maioria das pessoas... Ignorei-os solenemente. Segui o caminho da dor em vez do caminho do amor. Peço que não faça o mesmo!

Apesar de tudo, espero ansiosa pela defesa da monografia e pela vitória, pois acredito que mereço!

Volto depois para contar o resultado, torçam por mim.
Postado por Renata A às 23:34

5 comentários:

Anônimo disse...

Os outros envolvidos com a apavorante monografia :)deveriam ler seu texto! Boa sorte!

Natália Mylonas disse...

- E se não der tempo? "Vai dar tempo. Sempre dá."
- E se eu acrescentar isso aqui? "Acrescente. Confie sempre na sua opinião."
- E se eu tirar aquilo ali? "Tire. Coloque de novo. Se achar certo."
- E se o orientador reclamar? "Ele não vai reclamar, vai te ajudar."
- E se a banca detestar? "Vai nada. Só chamar uma bem tranquila e que,principalmente TE CONHEÇA."
- E se eu travar na hora da defesa? "Com a Élida? Acho difícil."


Amiga, pra quem passou por isso é fácil falar. Mas sempre da certo. Eh isso mesmo. Você odeia seu tema, dps vc ama. Vc quer jogar tudo pro alto, vc vai criar temas músicais q vão te lembrar pra sempre dos dias... é assim MESMO.

Mas confia em ti e no que vc escreveu. E, lembre-se: to ctg e não abro.
Te amo, gêmula

Gizelle disse...

Monografia é tenso mesmo.Mas se vc decidir escrever com um tema que te agrade,tudo fica mais fácil,beem mais fácil.
Já já começo a escrever a minha,hehe
Boa sorte à nós.
Beeijos

Carol Daixum disse...

Não tenho a menor dúvida que você vai arrasar, friend! To aqui torcendo, viu?! E, sim, vai dar tudo certo!! ^^

Beijo,
Carol

♥MáH♥ disse...

Eu devo ser meio louca mesmo. Fiz a minha em 2007 e nem sofri, acredita?
Eu era tão interessada no tema, que simplesmente amava escrever sobre. E de quebra ainda ganhei como a melhor monografia na área naquele ano.

Mas uma coisa é certa? a gente fica mesmo nervosa. Então relaxa, que vai dar tudo certo. Se vc chegou até essa fase é pq é competente para isso.
Boa Sorte!

http://resenhandomm.blogspot.com/

Postar um comentário