21 de novembro de 2011

Papai Noel dos Correios

Ei, psiu! Você aí que já está planejando o seu natal, imaginando a ceia farta e pensando na troca de presentes... Em algum desses momentos você parou para refletir sobre quantas crianças carentes esperam por um presente nesse Natal? Ainda não?


Pois é, todos sabemos que Natal é uma data comercial, mas reza a tradição que é o dia para lembrarmos o nascimento de Jesus, e portanto, um dia em que devemos cultivar a paz, o perdão, a união e muitos outros sentimentos que deveriam ser cultivados o resto do ano.
Não vou entrar no contexto histórico sobre que dia realmente Jesus nasceu e como o dia 25 de dezembro é uma comemoração inicialmente pagã, convertida pelo catolicismo, por isso gostaria que vocês não entrassem nesse questionamento também. Todos no mundo ocidental comemoram o Natal no dia 25 e é isso que interessa para esse post.
Portanto, ponha a mão na consciência e pense seriamente em ajudar alguém que precisa.
Uma boa dica é a campanha “Papai Noel dos Correios”, que é realizada há 22 anos pela instituição. Essa bonita campanha leva milhares de presentes todos os anos para crianças carentes. Mas daí, eu tenho certeza que um monte de gente vai começar a questionar:
Poxa, mas como eu vou saber que é apenas para crianças carentes?

Os Correios selecionam as cartas de acordo com os endereços dos remetentes, os endereços precisam ser de comunidades realmente pobres. Além disso, cada cartinha é analisada uma a uma. Excluem-se as cartas que pedem medicamentos, dinheiro ou produtos caros como notebook, celular etc.
As cartas que entram para a “adoção” são nitidamente cartas humildes, onde as crianças pedem coisas simples como carrinhos, bolas, bonecas ou jogos de panelinha.


Tá! Fiquei interessado. Como eu participo?
Para participar é só entrar em contato com a agência de Correio mais perto da sua casa. Lá você vai ser informado com mais detalhes sobre a campanha. Você pode escolher a cartinha que quiser e, portanto, dar o presente que cabe dentro do seu orçamento. Mas atenção para a data-limite que é até 19/12.

Mais informações: http://www.correios.com.br/papainoelcorreios2011/


Ah! Não acredito nessa campanha não, acho que todo mundo pode ganhar presente sem ser selecionado. Queria ajudar de outra forma!

Não seja por isso, pequeno gafanhoto! Se eu não te convenci que o projeto dos Correios é honesto, uma ótima opção são os orfanatos. Ano passado, por exemplo, participei pela primeira vez da “adoção de uma criança no natal” e fui a mamãe Noel de uma menininha de oito anos que viviam em um orfanato aqui no Rio de Janeiro. Ela pediu uma boneca ou um jogo de panelinhas. Dei os dois e ainda uma roupinha bonita para ela passar o Natal.

E posso dizer com convicção: É muito gratificante!
Tenho certeza que existem uma porção de orfanatos e instituições de crianças carentes na sua cidade. Dê uma passada em um deles e você vai descobrir como é simples e barato fazer uma criança feliz!
Postado por Renata A às 17:35

1 comentários:

Mariana disse...

Oi Renata, qual foi o orfanato que vc apadrinhou no natal passado? Tambem sou do RJ e costumava fazer isso através de uma igreja que selecionava crianças lá de queimados e na semana do natal era feita a entrega dos presentes, mas tem 2 anos que eles pararam de fazer, então estou a procura de projeto semelhante aqui no Rio. Se puder me ajudar agradeço!!!
Mariana

Postar um comentário