5 de dezembro de 2011

contos de fada estão na moda

Volta e meia aparecem surtos de determinados temas que ficam rondando a mídia em todas as suas vertentes. Eles invadem o mercado editorial, o cinema e como era de se esperar... os nossos amados seriados. Foi assim com a overdose de vampiros, a invasão dos zumbis e agora com os contos de fada.

Confesso que contos de fada sempre me interessaram bastante, não só porque eu os assisti compulsivamente na infância, mas porque "depois de velha" passei a me interessar pelas suas origens e descobri que, na realidade, as histórias originais não eram tão bonitinhas assim. Muito pelo contrário, as histórias que são chamados de contos de fada hoje possuem uma primeira versão bem sombria. Wathever!

E nessa ode aos contos de fada, tenho assistido a dois seriados que abordam o tema de formas bem distintas. Vamos a eles!


GRIMM



A série Grimm estreou pela NBC em outubro e narra a história de Nick, um jovem policial que começa a ver sua vida virar de cabeça para baixo quando estranhos acontecimentos ocorrem. Um estranho crime envolvendo uma menina de casaco vermelho, morta brutalmente na floresta, estranhas visões ao olhar para alguns rostos e a aparição repentina de sua tia - única parente viva, o faz descobrir da pior maneira possível que ele é um dos últimos Grimm, descendente dos lendários Irmãos Grimm. O policial se envolve então num mundo desconhecido em que "monstros" e personagens de clássicas histórias se disfarçam de seres-humanos para fazerem o mal e o pior... querem matá-lo.



Grimm me prende de uma maneira geral. Achei a história interessante, gosto bastante da temática, mas uma coisa me incomodou bastante: os efeitos "especiais". Tudo bem que a série é nova, não tem um elenco de peso, mas os efeitos (transformação do humano em lobo, por exemplo) são sofríveis. But... não estou levando isso muito em consideração. O último episódio que saiu foi o 05 e não encontrei previsão sobre o próximo. Espero que a série não tenha sido cancelada, pois reza a lenda que ela estava tendo níveis de audiência baixíssimos.


ONCE UPON A TIME



A outra série que aborda os contos de fada também está no seu início, se eu não me engano saíram apenas cinco episódios. Once Upon a Time conta a história de Emma Swan, vivida por Jennifer Morrison (House), uma mulher solitária que trabalha como "conciliadora", procurando pessoas. Em seu aniversário de 28 anos, ela está sozinha em casa quando um garoto aparece de repente em sua porta informando que ele é o filho que ela deu para adoção quanto tinha 18 anos. 

Aturdida, Emma o leva para sua casa, na cidade de Storybrook, mas durante a viagem, ele tenta convencê-la que ela, na verdade, é a filha da Branca de Neve (Ginnifer Goodwin - O Noivo da minha melhor amiga) e é a única pessoa que tem o poder para desfazer o feitiço que a Rainha Má -mãe adotiva do garoto -,  interpretada divinamente pela atriz Lana Parrilla (24 horas), lançou sobre eles.

O seriado fica vagando entre o presente e o passado, narrando o que aconteceu realmente na história a partir da leitura do livro. Dessa forma, entendemos que a Rainha Má, para se vingar da Branca de Neve, fez com que todos os personagens dos contos de fada ficassem presos naquela cidade, sem saber quem realmente eram, tendo seus "finais felizes" arrancados pela maldição. Mas como todo feitiço tem um quebranto, Branca de Neve coloca sua filha - Emma - num armário mágico para que ela possa salvá-los quando completar o vigésimo oitavo aniversário.

A série é interessantíssima e a Rainha Má é um show a parte, já que a atuação de Lana Parrilla está estupenda! A decepção fica por conta de dois motivos. A série é lenta demais em alguns momentos e a interpretação de Henry (o menino) é muito chata, a voz dele me irrita profundamente.

Tirando isso, apesar da série ser bem infantil, estou gostando  e acompanhando. Estava um pouco nervosa, pois só tinham aparecido a história da Branca de Neve, e eventualmente algo sobre a Chapeuzinho Vermelho. Mas no último episódio a que assisti, a Cinderella aprece. Vamos ver se o seriado vinga, estou torcendo.

Abaixo confira os outros posteres e  um dos trailers do seriado para ver se desperta a curiosidade em vocês.







...................................................................




E vocês, conheciam a série? Curtem filmes e seriados que falam sobre contos de fadas?


Postado por Renata A às 20:40

9 comentários:

Ingrid Pimenta disse...

Oi linda, tudo bom?
Vim agradecer seu recadinho lá no meu blog!

Te espero por lá mais vezes rs
Beijos,
http://pepperscrap.blogspot.com/

Luciana Gomes disse...

Olá, querida! Passando pra conhecer o seu cantinho... Adorei, muito legal. Já to seguindo!
Aproveito p te convidar a conhecer o meu blog de variedades. Informo q o espaço p parcerias está aberto lá no Vou-de-Blog!
Bjinhos!!

www.voudeblog.com

Tiane Silva disse...

Oi Renata!
Obrigada pela visita, estou seguindo seu blog tambem.
Pois é, a glossybox desse mes nao veio tao legal, mas os produtinho valem o preço. O creme de cabelo q veio é muito bom.

Eu nunca ouvi falar dessas series, to por fora!
Adorei esse poster da "evil queen" rs

um bjo!

http://perolaemmim.blogspot.com

Ale disse...

O maravilhoso mundo da magia,


Amooooooooo õ/

Unknown disse...

Quem não gosta de releituras de contos de fadas, né?!
Um beijão!

http://zapatariabr.blogspot.com

cah disse...

Vish...seriado neh comigo nao ó..nunca fui de assistir seriado..eu me sentia uma ET,todo mundo conversando e tal, de seriado de todo tipo..tem dexter...ah sei la..eu fico voaaandolegal quando o assunto é seriado kk

XD

http://thih-xd.blogspot.com/

Fran Carneiro disse...

Antes de mais nada quero dizer que ADOREI teu blog. MESMO. Li essa primeira página toda e adorei vários posts, enfim.

Sempre gostei de contos de fadas, mesmo quando descubro o que há por trás deles, rs. Tem uma edição do ano passado, acho, da Mundo Estranho, que fala sobre isso. Confesso que morro de preguiça de baixar séries, mas só pelo que você contou, ao menos a segunda vou me esforçar pra baixar. E olha: depois desse post, me animei em pesquisar mais sobre os contos de fadas. :D

Voltarei aqui mais vezes, adorei o blog :*

Fran Kukuty disse...

Mto bom seu post, estou acompanhando as duas séries e estou gostando mto!!! Grimm eu não gostei do pilot mas depois melhorou, achei q foi mta informação em um único episódio (meio q me perdi! kkk), já Once a upon time é perfeitinho desde o pilot e só vai melhorando e melhorando!
Adoro...bjo FRAN
http://misskukuty.blogspot.com/

Ânela Nunes disse...

Adorei muito esse post sobre as series,pretendo procurar mais e acompanha-las.
Comecei um blog ontem, não tem quase nada, mas se você poder seguir ou dar uma olhadinha fico feliz *-*
obrigadaaa e parabéns pelo seu blog,adorei tudinho.
http://anynunes.blogspot.com/

Postar um comentário